Psicologia Forense
A psicologia forense é a área da psicologia que envolve sua relação com assuntos ligados a esfera jurídica ou forense. O termo forense se aplica a tudo que se refere. Então o psicólogo forense atua nas áreas que envolvem a relação com a justiça, seja ela civil, criminal, de família, do trabalho e outras
Serviço
-
Consulta em Psicologia Jurídica/ Forense
-
Parecer em Psicologia Jurídica
-
Laudo ou Relatório de Avaliação Psicológica
-
Psicodiagnóstico em Psicologia Forense
-
Assistência Técnica em Psicologia Jurídica
Exemplos de situações que envolvem o trabalho do psicológico na esfera jurídica/forense:
-
Área Criminal:
-
Familiar:
-
Trabalhista
Finalidade
-
Orientar e informar sobre questões relacionadas ao campo psicológico/jurídico.
-
Elaboração de um documento chamado parecer, isto é, uma opinião fundamentada sobre determinada questão ou situação que envolve a área psicológica jurídica (cível, criminal, trabalhista e outros)
-
Elaboração de um documento decorrente de uma avaliação psicológica e suas implicações que possa ter com a esfera jurídica. Muitas vezes a avaliação pode ser realizada quando ainda não há uma ação judicial, mas pode servir para fundamentar a propositura de uma ação.
-
Elaboração de diagnóstico psicológico e suas implicações âmbito jurídico.
-
A parte por direito pode constituir assistente técnico geralmente quando houver a necessidade do trabalho pericial. No caso da psicologia a atuação do assistente técnico pode ser fundamental ou determinante no curso de um processo. Dentre suas atribuições o assistente técnico pode realizar:
Estudo psicológico dos autos do processo.
Elaboração de quesitos, questões técnicas que devem ser respondidas pelo perito.
Manifestação sobre o documento pericial.
Avaliação Psicológica ou do perfil de personalidade das partes envolvidas no processo.
-
No exame de Inimputabilidade, Avaliação da Responsabilidade Penal Diminuída, Auxílio da formulação de razões ou contra-razões criminais, na formulação de quesitos, recursos criminais, estratégias em processos de Júri, orientação psicológica em processos por delitos de natureza sexual ou intrafamiliar, questões relacionadas à dependência de drogas, acidentes e infortunística.
-
Relação Parental, Divórcio, Síndrome de Alienação Parental (efeitos psicojurídicos), Questões de Guarda e Adoção, Interdição e outras incapacidades, , Paternidade Socioafetiva, Avaliação e verificação de abusos sexual e violência contra criança, Estudo das dinâmicas psico-social familiar com repercussões no âmbito sucessório.
-
Abuso Moral nas relações de Trabalho, Abuso Sexual, Avaliação de Estresse Laboral, Síndrome de Burnout, Síndromes Psíquicas decorrentes da Relação de Trabalho. Relação de Nexo-Causal das Psicopatologias. Dano Moral.